terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projeto de promoção da leitura nas escolas do 1.º ciclo do Faial

O projeto artístico de promoção do livro e da leitura “Abraços de Palavras", inserido nas atividades do Plano Regional de Leitura, e dinamizado por Rita Braga, volta às escolas do 1.º ciclo do Faial durante os meses de outubro e novembro com o ateliê “Os Vizinhos”, num total de 32 sessões. 

Com este ateliê pretende-se surpreender e maravilhar o público escolar com uma história indiscutivelmente emotiva, jogar com os seus pensamentos, desafiando a sua curiosidade e incentivá-lo a dialogar, a partilhar afetos e a descobrir o mundo.

No ateliê “Os Vizinhos” os alunos vão descobrir um livro com muitas histórias dentro, histórias simples e bem-humoradas, de encontros e desencontros, localizadas sempre em quintais. Histórias que retratam a vida de um grupo de vizinhos ao longo dos doze meses do ano. Histórias repletas de canteiros, de árvores de fruto, de hortas, de estendais e de outras coisas mais. Histórias onde habita um gato misterioso e destemido sempre à procura do dono e da sombra que mais lhe convém.

No ateliê “Os Vizinhos” os alunos vão escutar e observar com muita atenção, reparar em certos detalhes, jogar com as nossas ideias, colocar perguntas e procurar respostas, analisar comportamentos, explorar expressões faciais, conhecer os outros e eles mesmos, promover a consciência ecológica e incentivar o prazer da criação artística. Os alunos vão imaginar e construir, em grupo, histórias situadas em quintais e representadas através de maquetes. Histórias cujos cenários e personagens serão feitas através da arte de dobrar papel (Origami) e através de outros materiais. Histórias que celebram o poder da imaginação e que serão alvo de exposição nas escolas participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário