A semana da leitura deste ano é de 11 a 15 de março e é centrado na temática o MAR.
Esta iniciativa do PNL, a que o PRL se alia, convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.
Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.
As iniciativas/ atividades a desenvolver deverão ser enquadradas por áreas diversas, como as que se sugerem:
Oceanos/ Fauna / Flora / Povos / Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia/ Vida/ Ambiente/ Planeta Azul/ Consumo/ Tecnologias/ Profissões / Gastronomia/ Moda/ Arte/ Turismo/ Saúde/ Lazer/ Transportes…
No âmbito da Semana da Leitura, será promovido o Concurso «Eu Escrevo» que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na relação LEITURA – MAR.
O Concurso, que tem uma abrangência nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
Às crianças da educação pré-escolar é proposta a recolha/exploração de um ou mais provérbios ou lengalengas relacionados com o mar a realizar pelo coletivo das crianças de uma sala.
Aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico é proposta a elaboração de uma história (por exemplo banda desenhada) que alie texto e imagem e que tenha como ponto de partida uma história previamente lida (identificada com título e autoria).
Aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico é proposta a construção de um texto jornalístico (notícia ou entrevista) que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.
Aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico é proposta a construção de um texto jornalístico – reportagem – que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.
Aos alunos do ensino secundário é proposta a construção de um texto argumentativo que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.
Para mais indicações sobre a semana da leitura e concurso Eu Escrevo, consultar o portal do PNL.
Podem ainda aceder às atividades da semana da leitura de 2012 nas escolas dos Açores no portal da DRE.
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