segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Semana da Leitura

A semana da leitura deste ano é de 11 a 15 de março e é centrado na temática o MAR.

Esta iniciativa do PNL, a que o PRL se alia, convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.

O desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura que envolvam as crianças, os jovens, assim como diversos sectores da comunidade.

Estes motes deverão ser encarados como catalisadores de iniciativas, que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), desafiando a imaginação e a criatividade.

As iniciativas/ atividades a desenvolver deverão ser enquadradas por áreas diversas, como as que se sugerem:
Oceanos/ Fauna / Flora / Povos / Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia/ Vida/ Ambiente/ Planeta Azul/ Consumo/ Tecnologias/ Profissões / Gastronomia/ Moda/ Arte/ Turismo/ Saúde/ Lazer/ Transportes…

No âmbito da Semana da Leitura, será promovido o Concurso «Eu Escrevo» que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na relação LEITURA – MAR.

O Concurso, que tem uma abrangência nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.

Às crianças da educação pré-escolar é proposta a recolha/exploração de um ou mais provérbios ou lengalengas relacionados com o mar a realizar pelo coletivo das crianças de uma sala.

Aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico é proposta a elaboração de uma história (por exemplo banda desenhada) que alie texto e imagem e que tenha como ponto de partida uma história previamente lida (identificada com título e autoria).

Aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico é proposta a construção de um texto jornalístico (notícia ou entrevista) que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.

Aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico é proposta a construção de um texto jornalístico – reportagem – que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.

Aos alunos do ensino secundário é proposta a construção de um texto argumentativo que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura.

Para mais indicações sobre a semana da leitura e concurso Eu Escrevo, consultar o portal do PNL.

Podem ainda aceder às atividades da semana da leitura de 2012 nas escolas dos Açores no portal da DRE.


Sem comentários:

Enviar um comentário